Um país está a dar o exemplo no que diz respeito à prevenção de incêndios. Trata-se de Portugal. Em 2017, 119 pessoas morreram em grandes incêndios. Desde então, o país está a tentar evitar outra tragédia.
Incêndios gigantescos, serviços de emergência sobrecarregados… Em 2017, no centro de Portugal, 119 pessoas perderam a vida nas suas casas ou a tentar fugir. A tragédia nacional foi seguida de um profundo repensar. Nos últimos seis anos, o país alterou radicalmente o seu sistema de prevenção de incêndios. O número de incêndios florestais foi reduzido para metade. Para compreender melhor os incêndios, um centro de investigação reproduz grandes incêndios no terreno ou num barracão.
Combater tudo o que alimenta o fogo
Nas aldeias do interior de Portugal, afetadas pela desertificação, a limpeza dos matos tornou-se vital. O país está também a recorrer a métodos ancestrais, como o recrutamento de pastores e das suas cabras para comerem os matos. Os habitantes locais, por seu lado, parecem estar satisfeitos com isso. O objetivo de Portugal é limitar a propagação dos incêndios, atacando tudo o que alimenta o fogo.
In, France TV Info, 31 Maio 2023 (FR)