O Museu da Eletricidade, em Lisboa, recebeu a sessão de encerramento do projeto rePlant e contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da E-REDES, José Ferrari Careto.
O rePLANT permitiu novas abordagens para apoio à tomada de decisão da E-REDES, no que se refere à gestão da vegetação na envolvência das infraestruturas elétricas, que exige respostas eficazes e seguras, o que só é possível através da união de esforços dos principais agentes
O rePlant foi o primeiro projeto desenvolvido pelo Forestwise, Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, consórcio constituído por diversas entidades onde se integra a E-REDES.
Este projeto mobilizou 20 entidades com interesses e problemas comuns, tendo permitido a partilha de conhecimento de forma transversal, com o apoio da academia e entidades de Investigação e Inovação, integrando a experiência de todos na procura de melhores práticas e soluções inovadoras.
Foram desenvolvidas novas abordagens para apoio à tomada de decisão da E-REDES no que se refere à gestão da vegetação na envolvência das infraestruturas elétricas, que exige respostas eficazes e seguras, o que só é possível através da união de esforços dos principais agentes.
Este projeto teve a duração de três anos e contou com um investimento de 5,6 milhões de euros destinados a desenvolver produtos e serviços que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas.
In, E-REDES, 2 Junho 2023