Ciclo de webinares 29’ de rePLANt mostra últimas novidades

6 de Maio de 2022

A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer os resultados até agora atingidos no âmbito das diversas atividades do rePLANt.

Ao longo de meio ano, as entidades que constituem o consórcio tiveram a oportunidade de mostrar o que está a ser feito e os resultados que estão a surgir. Embora em formato de webinar, foram realizadas diferentes dinâmicas, desde demonstrações ao vivo, como o caso da The Navigator Company e Fravizel, que mostraram o funcionamento do novo equipamento ARG para mobilização parcial do solo. Já o ForestWISE e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) deram a conhecer, através de um vídeo, a metodologia adotada nos testes realizados com as 3 aplicações mobile de inventário florestal.

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e a whereness, apresentaram os avanços do simulador da propagação de fogos integrado com o GIS (Sistema de Informação Geográfica). Por sua vez, o INESC TEC teve a oportunidade de demonstrar o modelo de otimização das operações florestais Forscope.

No âmbito da gestão do risco, a REN mostrou o que está a desenvolver no âmbito da monitorização de incêndios florestais. Entretanto foi a vez da Labelec e da UTAD, que falaram sobre a otimização da aquisição de dados LiDAR para quantificação da biomassa, com vista a melhorar os processos de análise e intervenção na defesa das infraestruturas elétricas.

A cargo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi apresentado o estudo que está a ser desenvolvido sobre comunicação de risco associado às queimas, aplicando os modelos mentais da Universidade de Carnegie Mellon.

O projeto fará a divulgação de mais resultados ao longo do ano, sendo que a próxima iniciativa serão as II Jornadas Técnicas rePLANt que irão decorrer no próximo dia 26 de maio, no auditório da REN em Sacavém.