O evento “Floresta digital: Entre no próximo nível”, que decorre esta quinta-feira, dia 1 de junho, pelas 16h, no Museu da Eletricidade (Central Tejo), vai apresentar os resultados de três anos a inovar para uma maior valorização da floresta portuguesa, através do projeto rePlant. Liderada pela The Navigator Company e em coliderança com o ForestWise, esta iniciativa mobilizadora “nasceu da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável dos nossos espaços florestais”, lê-se em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o projeto contou com um investimento de 5,6 milhões de euros e juntou mais de 20 entidades, entre empresas líderes do setor, universidades e outras entidades de investigação e inovação, cujo trabalho conduziu ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, em grande parte suportados em tecnologias digitais, que contribuem para a redução do risco de incêndio. O objetivo é melhorar os processos de gestão e tomada de decisão das empresas florestais e energéticas, introduzindo um elevado grau de inovação na gestão integrada da floresta e do fogo.
Tendo como ponto de partida os resultados deste projeto “mobilizador”, será promovido um debate sobre inovação e tecnologia na floresta na era da transformação digital, o futuro da floresta e o seu contributo para a bioeconomia.
Em destaque estarão as tecnologias e estratégias que permitem a gestão integrada da floresta e do fogo; novos produtos, processos e serviços, que contribuem para a redução do risco de incêndio; e o impacte na criação de emprego e internacionalização das empresas do sector.
Numa oportunidade para discutir os desafios e as soluções para impulsionar o setor florestal, o evento vai acolher também um painel de debate que contará com a participação de João Faria Conceição, COO da REN; António Redondo, CEO da The Navigator Company; José Soares de Pina, CEO da Altri, SGPS; e José Ferrari Careto, CEO da E-REDES.
In, Green Savers, 1 Junho 2023