RESULTADOS
ECONOMIA CIRCULAR E CADEIAS DE VALOR
Desenvolvimento do dispositivo de análise de produtividade das máquinas de corte
O objetivo do trabalho desenvolvido é possibilitar, à distância e de forma automática, a recolha de informação dos equipamentos de operação florestal. Esta informação é de extrema importância para toda a cadeia de valor e geração de eficiência. A obtenção desta informação implica a ligação aos computadores e sensores da máquina, registo e comunicação de toda a informação recolhida.
O software de processamento dos dados deverá ser capaz de registar e entregar a informação e os dados deverão poder ser codificados em vários formatos, tendo sido escolhido para este âmbito o StanForD 2010 por ser um formato de disponibilização de dados muito utilizado neste setor.
O StanForD 2010 é um modelo de base de dados florestais utilizado para recolher, armazenar, e analisar dados de inventários florestais.
Existem dois tipos de máquinas que são usados nas operações de colheita das árvores – os Harvesters e os Forwarders.
As Harvesters são máquinas utilizadas para o corte das árvores. Elas possuem uma variedade de ferramentas e equipamentos acoplados, como lâminas de corte e serras, para executar o corte, processamento e desrama das árvores.
Os Forwarders, por outro lado, são máquinas responsáveis pela atividade de rechega, ou seja, para a movimentação de troncos e toros cortados. Eles são utilizados para transportar a madeira do local de corte para um local onde ela possa ser empilhada e facilmente transportada, os carregadouros.
Sistema avançado de planeamento logístico forSCOPE
Máquinas utilizadas para o corte das árvores