RESULTADOS

ECONOMIA CIRCULAR E CADEIAS DE VALOR

Partilha de informação entre máquinas e entidades da cadeia de abastecimento

A monitorização das operações de exploração florestal na frente de trabalho é atualmente escassa, pouco precisa e exige acompanhamento presencial. Existe por isso a necessidade de incorporar tecnologias para recolher dados das máquinas de corte e rechega e posteriormente analisar e partilhar indicadores para uma exploração florestal sustentável.

Esta partilha de informação é possibilitada através do forSCOPE, um sistema de apoio à decisão adaptado às especificidades do setor florestal com inúmeras funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de minimizar os custos logísticos e de operação e a visualização de desvios em tempo real e de dados históricos. Este sistema de planeamento avançado para a cadeia de abastecimento florestal contribui assim, para a digitalização da floresta, uma vez que integra ferramentas que a modernizam e conferem uma maior eficiência.

É com base nesta questão que o ForestWISE, INESC TEC e Trigger Systems, responsáveis por esta atividade, têm desenvolvido o seu trabalho, tendo como mote a partilha de informação entre máquinas e entidades da cadeia de abastecimento, como forma de monitorizar e aumentar a produtividade das operações e analisar os dados recolhidos, apoiando a tomada de decisão dos vários intervenientes, rumo a uma exploração florestal sustentável.

Estando este projeto virado para o conceito da Floresta 4.0, esta equipa, assim como os parceiros de todo o projeto rePLANt, inovam e exploram novas tecnologias e metodologias para plantar a floresta, aliando o respeito ambiental à inovação.

Sistema de recolha de dados da Trigger Systems

Esquema do sistema de apoio à decisão forSCOPE