RESULTADOS
GESTÃO DA FLORESTA E DO FOGO
Ensaios das diferentes espécies de Pinheiro
Com o objetivo de introduzir no mercado espécies/proveniências de Pinus spp. mais resilientes, produtivas e capazes de gerar maior rendimento aos produtores florestais, prevê-se a instalação de quatro ensaios de campo em diferentes áreas de pinhal.
As espécies de pinheiro selecionadas pela Sonae Arauco, ISA e INIAV foram o Pinus pinaster (pinheiro-bravo), Pinus radiata (pinheiro-insigne), Pinus taeda (pinheiro-amarelo), Pinus sylvestris (pinheiro-silvestre) e Pinus nigra (pinheiro-larício).
As áreas dos ensaios apresentam diferentes características edafoclimáticas – areias do litoral, xistos, granitos e áreas em altitude.
Sementes de Pinheiro-bravo do programa de melhoramento florestal australiano (Forest Products Commission Western Australia) testadas em território nacional
Marcação de pacelas na Mata do Braçal, Vila Nova de Paiva
Neste momento, encontram-se instalados os ensaios na Mata do Braçal (Vila Nova de Paiva) e no Perímetro Florestal da Serra da Coroa (Vinhais). Os restantes serão instalados no outono 2022, sendo que também será avaliada a resposta de plantas selecionadas na tarefa A1.1.1., a stresses abióticos (secura) e bióticos (Doença da Murchidão do Pinheiro), em ambiente controlado (estufa).
Estes ensaios têm como objetivo a introdução no mercado de espécies mais resilientes, produtivas e capazes de gerar maior rendimento aos produtores florestais.
Entregáveis:
E.1.1.1 – Relatório identificação espécies (pdf)
E.1.1.2 – Protocolo de campo instalação parcelas (pdf)