RESULTADOS
GESTÃO DA FLORESTA E DO FOGO
ESTIMATIVA DE BIOMASSA EM PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO
Esta abordagem, inovadora para a estimativa de biomassa em florestas, foi desenvolvida com base em imagens de satélite e modelos de inteligência artificial. Esta metodologia foi testada em plantações de Eucalipto em território nacional.
A criação deste modelo permite estimar a biomassa de uma árvore de Eucalipto baseada na idade dela, com o objetivo de medir a sua produtividade.
Nesta fase, os resultados apresentados foram divididos em 3 modelos:
• o modelo de idade das árvores.
• o modelo de densidade de árvores
• o modelo de regressão de biomassa por idade
Exemplo do mapa de estimativa de idade de árvores.
Exemplo do mapa de estimação de biomassa.
ESTIMATIVA DE IDADE DE ÁRVORES
Para este modelo a idade de uma plantação foi definida como o tempo que passou desde o último evento detetável da plantação, seja um corte, incêndio ou plantação. Baseado nessa definição foi criado um modelo que consegue detetar esses eventos e estimar a idade das árvores.
A validação da precisão deste modelo foi feita comparando os dados de validação e a previsão do modelo para esses mesmos dados de validação.
O erro médio absoluto da previsão com este método é 4,8 meses, calculado em relação às datas de corte e incêndio.
MODELO COMBINADO DE BIOMASSA
A combinação dos modelos foi feita ao nível do pixel, tendo por base o modelo que estima a biomassa em árvores de Eucalipto em função da idade das árvores, a idade das plantações de Eucalipto e o modelo que identifica a densidade das plantações (número de árvores em cada pixel).
A combinação desses três modelos pode ser usada para produzir uma estimação de biomassa para cada pixel de Eucalipto. A nova metodologia foi testada para todas as plantações de Eucalipto no território continental de Portugal.
O resultado é, portanto, um mapa com estimativas de biomassa para toda essa área para o verão de 2022.
MODELO DE DENSIDADE DE ÁRVORES
Trata-se de um modelo que estima a densidade das plantações de eucalipto, como sendo o número de árvores existentes por área. Este modelo pode ser usado para contar as árvores em cada pixel. O modelo foi desenvolvido com o objetivo de poder monitorizar várias áreas florestais com séries temporais de imagens de Sentinel-2.
A validação da precisão do modelo foi feita comparando os dados de validação e a previsão do modelo para esses mesmos dados de validação.
Para ter acesso aos relatórios técnicos e à informação geográfica associada deverá preencher o seguinte formulário:
>>>Clique Aqui