RESULTADOS GESTÃO DA FLORESTA E DO FOGO

Novas tecnologias para inventário florestal expedito

O ForestWISE CoLAB falou sobre o seu trabalho de inventário florestal, que consiste na avaliação do que existe na floresta com vista à tomada de decisões.

Este inventário permitirá conhecer o número de árvores ou a quantidade de madeira existente numa área, para termos a perceção do seu valor.

O método convencional de inventário apresenta custos e requer equipamento especializado e conhecimentos técnicos. Porém, existem atualmente aplicações para telemóvel, acessíveis a qualquer pessoa, que permitem fazer o inventário florestal de uma forma simples e com menores custos. Neste momento, o ForestWISE encontra-se a testar algumas destas aplicações.

KATAM application to manage forest inventory
Aplicação de inventário florestal KATAM
Collecting data with the KATAM technology
Ação de experimentação de recolha de dados com técnica da KATAM

Desta forma, foi feita uma pesquisa sobre o que já existe no mercado, comparando com os métodos convencionais com o intuito de encontrar as que poderão ser utilizadas nas nossas florestas, acessíveis aos proprietários florestais e a outros agentes.

Uma das aplicações de recolha de dados em teste é a da KATAM que foi utilizada para uma ação de experimentação e demonstração que permitiu perceber o seu funcionamento e recolher os primeiros dados a comparar com os processos de inventário florestal convencionais.

Collecting data with the KATAM technology
Ação de experimentação de recolha de dados com técnica da KATAM