RESULTADOS

GESTÃO DO RISCO

GESTÃO DO RISCO EM ATIVOS ATRAVÉS DA MONITORIZAÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

No seguimento do desenvolvimento do simulador de propagação do fogo na plataforma de apoio à decisão e proteção das infraestruturas da REN, da responsabilidade da Universidade de Coimbra e da whereness, foram apresentados novos avanços nas II Jornadas Técnicas do rePLANt, em maio de 2022. 

Este simulador de propagação de fogos prevê a evolução e impacto do incêndio em determinada localização e pretende proteger as infraestruturas elétricas da REN instaladas em locais propensos a incêndios rurais.

No que diz respeito ao sistema de vigilância, a instalação já se encontra na sua segunda fase, estando concluída no Parque das Serras do Porto, seguindo-se para os concelhos de  Góis (Alvares, Cadafaz e Colmeal) e Nisa (São Matias). Desta forma, ter-se-á uma abrangência no Norte, Centro e Sul do país. Com um alcance de 10 km e funcionamento em 360 graus, os sistemas de vigilância são compostos por câmara de vídeo, uma câmara térmica e ótica e por uma estação meteorológica.

Estas câmaras têm uma finalidade diferente dos sistemas que já existem, uma vez que combinam a deteção de incêndios à sua monitorização, permitindo o acompanhamento do fogo e a previsão para onde pode evoluir, tornando-o mais proativo no combate às chamas.

Sistema de vigilância instalado nas infraestruturas da REN