O BEE2FIREDETECTION, da FUTURE COMPTA, foi a tecnologia selecionada para a deteção antecipada de incêndios florestais, com recurso a inteligência artificial, pelo projeto rePLANT.
O projeto rePLANT, nasce da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras, uma iniciativa com operacionalização do Laboratório Colaborativo ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, iniciativa que mobiliza 20 entidades, entre empresas líderes do setor e entidades de Investigação & Inovação (I&I), num esforço comum e coordenado para implementar estratégias colaborativas que darão origem a novos Processos, Produtos e Serviços – Linhas de Atuação.
As instalações do BEE2FIREDETECTION, vão decorrer em várias localizações de norte a sul do país. De referir que esta tecnologia, recorre à Inteligência Artificial para detetar incêndios, através do processamento de algoritmos desenvolvidos pela FUTURE COMPTA com base em informação transmitida por câmaras óticas e térmicas. Com uma taxa superior a 95% de sucesso na deteção de ignições, o BEE2FIREDETECTION ganhou, inclusivamente, um prémio mundial, conquistando o Global Champion of IBM Watson Build.
Para Tiago Andrade, Vice-Presidente da área de Digital Products da FUTURE COMPTA “Estamos na linha da frente mundial, no que toca ao emprego desta inovadora tecnologia. O BEE2FIREDETECTION, pode ser um dos maiores aliados na preservação da floresta, protegendo ativos florestais estratégicos, contra o flagelo dos fogos. Ao termos sido selecionados para integrar este projeto ímpar, vemos confirmada a nossa determinação no desenvolvimento deste produto, que estamos certos, terá um contributo importante na competitividade do setor florestal português e na redução do impacto destrutivo dos incêndios no território nacional.”
Com um período de atuação de 3 anos, o rePLANT é um projeto apoiado pelo Compete/Portugal 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Inovação (POCI) e o Programa Operacional Lisboa 2020.
29 novembro 2021