Numa altura em que a floresta e o setor florestal estão na ordem do dia, e em que se discutem formas de aumentar a competitividade do setor a par com o desenvolvimento socioeconómico do país no contexto de uma economia circular global, este projeto mobilizador vem trazer uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo, alicerçada no conhecimento científico e tecnológico.
O desígnio principal deste mobilizador é contribuir para a maior valorização da floresta portuguesa através da implantação de estratégias colaborativas para gestão integrada da floresta e do fogo. Estas estratégias darão origem a novos produtos e serviços, na sua maioria suportados em tecnologias digitais, contribuindo para a redução do risco de fogo e introduzindo um elevado grau de inovação com vista a melhorar os processos de gestão e tomada de decisão das empresas florestais e energéticas, com impactos positivos em toda a cadeia, nomeadamente nos seus prestadores de serviços e nos produtores florestais, com grande impacto da economia das zonas rurais.
O rePLANt irá contribuir para consolidar o mercado nacional em tecnologias e equipamentos para o setor florestal. O rePLANt é o primeiro grande projeto que irá permitir operacionalizar o Laboratório Colaborativo ForestWISE. Trata-se de um esforço sem precedentes para levar para o terreno as iniciativas prioritárias das empresas, expressas na Agenda de I&D ForestWISE.
O projeto reúne todos os associados do ForestWISE – empresas florestais, energéticas e universidades – que no seu conjunto, representam toda a diversidade do setor florestal nacional e também um grande número de empresas de base tecnológica. Este consórcio multidisciplinar irá implantar 8 Estratégias Colaborativas, estruturadas em atividades de investigação industrial de 3 grandes PPS3. Gestão da floresta e do fogo, gestão do risco e economia circular e cadeias de valor.
7 maio 2021