RESULTADOS ECONOMIA CIRCULAR E CADEIAS DE VALOR

Novo equipamento para preparação conservativa de terreno

Estão a ser desenvolvidas novas tecnologias para recolha de dados nas máquinas de corte e rechega, e posterior análise e partilha de indicadores para a exploração florestal sustentável. 

Este é um dos assuntos sobre o qual, os parceiros se debruçaram nestas jornadas. Abordaram-se também as novidades relativamente a alfaias de preparação do terreno e adubação e limpeza de matos.

Em Portugal os solos ocupados pela floresta não reúnem boas condições para as árvores, exigindo sempre uma boa preparação do solo. Para solucionar esta situação, está em fase de protótipo e com lançamento no mercado para breve, a ARG, uma alfaia de mobilização conservativa do solo.

Esta alfaia permite a conservação da matéria orgânica e a retenção de água e favorece a infiltração desta no solo. As suas vantagens não ficam por aqui, pois para além de respeitar a conservação do solo e da água, a sua mecanização traduz-se numa maior eficiência e segurança, tem a capacidade de adubar a taxa variável e integra o sistema digital Lidar de registo da profundidade da ripagem no solo.  

 
Imagem de terreno preparado após teste com a alfaia ARG